terça-feira, 3 de novembro de 2009

A Alma do homem repousa na vida e desperta nos sonhos

De acordo com o site http://www.wikipedia.org/, "o sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da coinsciência."

Ao procurar no dicionário 'Aurélio Buarque de Holanda', o significado para sonho é "s.m. Associação de imagens, freqüentemente desconexas ou confusas, que se formam no espírito da pessoa enquanto dorme. / Fig. Ilusão, fantasia, devaneio, utopia: o sonho acabou. / Coisa vã, fútil, que se esvai: a vida é um sonho. / Idéia acalentada, ideal: o sonho da liberdade. / Desejo intenso e vivo. / Visão sobrenatural. / Bolo de farinha e ovos, muito fofo, e revestido de açúcar. // Parecer um sonho, ser tão extraordinário que é difícil de acreditar."


Mas o que é, realmente, o Sonho? Nosso cérebro ainda não é totalmente estudável, e existem ainda várias descobertas a serem feitas sobre seu funcionamento. Mas o sonho, em especial, é inacreditavelmente interessante e místico. Por que sonhamos? Como podemos sonhar com algo que nunca vimos antes? Se o sonho é a reprodução e associação de imagens - como diz o dicionário - qual a resposta para sonharmos com algo com o qual jamais tivemos contato?


Seria o sonho uma outra vida num outro mundo? Ou apenas reflexos do mundo atual com alterações que você mesmo gostaria que existisse? Você consegue controlar seu sonho? Sonhar com algo que quer sonhar? E se o sonho for uma pequena amostra da morte? Aquilo que você acredita ser desconhecido, como a morte, aparece todas as noites junto à você para que já se vá acostumando com o 'lado de lá'. É estranho, mas nada é impossível de se acreditar.


O sonho pode ser outra vida. Uma vida mais rápida, que passa num tempo diferente do nosso. Ou será que aqui é o sonho e "lá" é a verdadeira vida? Vida e sonhos se confrontam para que possam existir simultaneamente numa pessoa só? Você pode sonhar em vida ou viver em sonho? Por que alguns sonhos se tornam repetitivos em nossas noites? Você já sonhou com algo mais de uma vez? E por que alguns sonhos são marcantes e lembramos deles nitidamente após acordar, e outros esquecemos assim que abrimos os olhos? Existem segredos nos sonhos? Seja lá como for, sonhar ainda é um mistério... ou será a vida um mistério? Esperamos que a cultura tecnológica responda a todas estas perguntas num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário