quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Será que é normal ser normal?

O que é normal? Será que podemos designar na sociedade o que é e não é normal? O que é social? Por que nossa cultura quer impor para nós mesmos o que são atitudes normais ou não? Um ser humano especial, portador de deficiência, é normal? Ou será que nós somos anormais? É possível que seja normal um louco? Ou exista uma loucura normal?
Sempre tive curiosidade para interpretar a loucura. Por mais científica que foram as respostas até hoje entregue à população sobre os problemas psíquicos, é fascinante o quanto a loucura nos faz pensar. Acho muito mais louco de nossa parte vivermos a vida toda trabalhando para sobreviver, e depois morrer sem levar nada de bom desta vida do que morar feliz dentro do sanatório psquiátrico.
Nosso padrão de normalidade é tão medíocre que nos faz com que separemo-nos dos que acreditamos não serem normais. Quando não fazemos isto drásticamente, criando sanatórios e isolamentos, fazemos isso sem precisar de muros, com o preconceito que rege a sociedade. Temos que nos lembrar sempre que, para se montar um quebra-cabeça, as peças precisam ser diferentes para se encaixar.
Se hoje pararmos para nos perguntar 'o que é normal?', acredito que nem nós mesmo saberíamos responder. Será que o normal precisa ser realmente o meu 'cover'? Ter as mesmas atitudes que tenho, fazer a mesma vida que faço? Será que para se destacar na multidão você realmente precisa agir como a multidão, ou na verdade você tem que ser diferente? Anormal? Será que uma atitude deve fazer com que alguém deixe de ser normal? Ou será que o normal deve agir como a sociedade quer que seja o normal?O preconceito é uma característica de pessoas normais?
Lembre-se: o normal pode ser mais estranho do que se imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário